segunda-feira, 9 de julho de 2012

Second Life: mais de 30 milhões de residentes

Web_4ffb1e8971c1e3180f000001

Web_4ffabef22d5f150f88000001

Web_4ffad701c3cca4402c000001

Web_4ffaebcb2d5f1541c2000001

Web_4ffb18487031fb0d47000001
Fonte das fotos: My Second Life 
  Um mundo virtual visto a alguns anos atrás como o futuro da internet, uma verdadeira promissa de inovação que iria fazer parte de nosso cotidiano e mudar completamente nossa rotina; e de fato não deixou de ser, pois o Second Life registrou neste último domingo, dia 8, por volta de 11:55 da manhã (pelo horário do SL) a marca de 30 milhões de contas com usuários (denominados RESIDENTES) espalhados pelos 4 cantos do planeta.

De acordo com o Google Trends, que mostra os termos mais buscados na internet, o SL vem despertando interesse eminente dos brasileiros, já que em 2012 estamos em segundo lugar das pessoas que mais usam 'Second Life' nas pesquisas efetuadas no site da gigante das buscas, perdendo apenas para Portugal.

Mais de 800 milhões de dólares em transações anuais endossam o lado lucrativo da Linden Lab, criadora do metaverso, e seu poder viciante é surpreendente, superando até o famoso MMO 'World of Warcraft' [http://www.kerodicas.com/noticias/artigo=20496/], tanto em horas de uso como em número de usuários, já que WoW possui 10 milhões de contas.

Mundos virtuais estão cada vez mais em expansão, mas nenhum até hoje conseguiu atingir a mesma complexidade e ilimitação proporcionada pelo Second Life; um exemplo disso é o IMVU, que possui mais de 100 milhões de usuários e uma média de 100 mil pessoas online; o mesmo sai em vantagem por ser mais leve e facilmente adaptável à maioria dos computadores; já o Second Life, por sua vez, é um simulador mais completo e sofisticado, o que exige mais banda larga e um computador moderno, atualizado, uma placa de vídeo potente para enfrentar menos lag e usufruir dos gráficos máximos, que pode ser alterado a qualquer momento na opção EU => PREFERÊNCIAS => VÍDEO em seu visualizador 3D. As mesmas limitações técnicas onde um número relativamente pequeno de pessoas dispõem de uma banda larga e um computador que atenda os requisitos mínimos para usar o Second Life sem transtornos e a complexidade da usabilidade faz com que iniciantes leigos desistam do Second Life e muitas vezes não voltem, por pura falta de informação ou preguiça de aprender.

O SL possui uma linguagem muito profissional e pouco intuitiva para quem não entende muito de informática e gosta de coisas, digamos, fáceis demais. Construir dentro do Second Life, por exemplo, exige conhecimento de códigos denominados LSL e necessita de tempo e paciência para aprender. Em breve, espero que o Second Life passe por mudanças que tornem a interface mais amigável para pessoas com pouca experiência e que aos poucos está acontecendo depois da entrada do ex-vice-presidente executivo da Eletronic Arts (EA - empresa dona do The Sims) e é perceptível depois de estrear a terceira geração de viewers.

O maior e mais bem estruturado mundo virtual online já criado da história e que vos falo desde o começo dessa matéria e que intitula este blog, continua sendo referência para inúmeras instituições acadêmicas renomadas, grandes empresas e artistas (nacionais e internacionais).

Primeira vez que visita o blog? Confira uma pequena introdução do que é o Second Life no vídeo abaixo produzido para divulgação em 2009:



Gostou? Cadastre-se CLICANDO AQUI, é DE GRAÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário